Ocorreu um erro neste dispositivo

Translate

Follow by Email

28 dezembro, 2006

Queres Voltar a Sonhar?


MILHÕES, Mafalda; GALINDRO, Paulo (2006). Chiu!
Ilustração de Paulo Galindro. Lisboa: O Bichinho de Conto.
ISBN-10: 972-99401-1-8
ISBN-13: 978-972-99401-1-8

     Quando um pai ou uma mãe contam uma história, o tempo pára, as palavras ganham forma e o conto serve de poiso ao sonho.
     Este álbum, destinado tanto às crianças como aos adultos, da autoria de Mafalda Milhões e Paulo Galindro, é o resultado de uma mistura de texto e cor, onde uma história real dá lugar à história imaginada. Mafalda Milhões é uma escritora e ilustradora de livros infantis que quis trazer para a capital “A Tradição dos Contadores de Histórias”. Tem como principal objectivo contar histórias a crianças que nunca abriram um livro. É também responsável pela introdução da Hora do Conto na maior parte das bibliotecas de Oeiras.
     Dentro deste livro branco mora um menino chamado João, que numa determinada noite deixou de sonhar tal como todos os outros meninos da sua escola. Após seguidas noites sem sonhar, parte em viagem juntamente com o pai à descoberta do “porquê” de ter deixado de sonhar. É então que entra a ficção: a galáxia do Grand’ÓÓ, ovelhas “Que-saltam-a-cerca-e-chamam-o-Sono”, os Fazedores-de-Sonhos tal como muitos outros elementos do mundo imaginário.
     É uma obra bastante criativa e ousada, que contém também rimas, jogos de palavras e com o seu sentido cómico, onde o texto se funde com a ilustração. Pois a grafia do texto faz parte do conjunto das ilustrações construindo assim formas engraçadas, esquemas, por vezes colorido, outras vezes demonstrado o seu próprio significado. É bem visível a existência de uma sintonia a nível gráfico entre o texto e a ilustração.
     A ilustração, ao encargo de Paulo Galindro, é suficientemente interessante e apelativa com as suas cores fortes ao ponto de atrair qualquer pessoa. É uma ilustração fiel ao texto, mas que vai também para além deste, com páginas onde a imagem por si só diz tudo. Há também uma curiosidade que acho interessante revelar, que é o facto de o co-autor e também ilustrador Paulo Galindro se inspirar na sua própria família para a realização das personagens deste livro. É o exemplo do João, seu próprio filho; do Pai, ele mesmo; da Mãe, sua esposa; e da cadela Ruth, sua própria cadela também com um olho azul e o outro castanho.
     Este é um livro que vale mesmo a pena ler, que demonstra, subtilmente, o vazio existente na vida dos adultos, e a necessidade de estes voltarem a sonhar.
     Nesta obra, as ovelhas contam histórias, os pais são os primeiros a levantar da cama quando os filhos dão sinal de alarme e as mães são capazes de adormecer gigantes.

1 comentário:

Leitor UM disse...

Cara Ana,
Parabéns pelas leituras que tem vindo a realizar!
Excelentes Entradas em 2007!
Cumprimentos